BPO financeiro: o que é e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa

Dicas para a sua empresa começar o ano com o pé direito
Dicas para a sua empresa começar o ano com o pé direito
4 de janeiro de 2021
BPO financeiro: o que é e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa

Você já ouviu falar em BPO financeiro? Se sim, deve saber o quanto essa estratégia pode ajudar a melhorar o desempenho de uma empresa em diversos aspectos. Caso ainda não o conheça, continue a leitura do artigo e descubra as várias vantagens do BPO financeiro.

O que é BPO financeiro?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou terceirização da gestão de processos. Como se pode perceber, o termo não se restringe ao financeiro, que é apenas uma das áreas que podem ser terceirizadas, podendo ser também de RH, tecnologia da informação, entre outras.

Existem muitas vantagens em se optar pela terceirização da gestão financeira, sendo a economia de tempo a principal delas. Isso porque o departamento financeiro exige muita atenção e conforme o negócio cresce, pode ser difícil mantê-lo sob controle sem ajuda.

Com o BPO financeiro, o empresário pode se dedicar mais à parte estratégica do negócio, ao passo que conta com informações muito mais precisas, oriundas de processos bem estruturados e métricas eficazes.

Ademais, esse tipo de terceirização permite agregar forças ao departamento financeiro, sem todas as questões trabalhistas envolvidas na contratação de novos funcionários.

O que faz o BPO financeiro?

As atribuições do BPO vão depender das necessidades de cada empresa, bem como seu ramo de atividade, regime tributário e faturamento.

Geralmente, é comum que controlar as receitas e despesas da empresa, controlar as contas a pagar, emitir notas fiscais e gerenciar a folha de pagamento dos funcionários estejam entre as responsabilidades da terceirizada. Ou seja, tudo o que faz parte da gestão financeira da empresa pode ser absorvido pelo BPO financeiro.

Trata-se de uma estratégia muito utilizada por pequenas e médias empresas, onde é comum que funcionários de outros setores absorvam funções do financeiro, mesmo sem o conhecimento técnico necessário para isso.

Com a terceirização, estes voltam a se dedicar integralmente às suas funções de origem, enquanto profissionais capacitados cuidam das questões financeiras e contábeis de forma muito mais eficiente.

Quais são os benefícios do BPO financeiro?

São muitas as vantagens em se adotar o BPO financeiro em uma empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atuação. Além de um departamento mais eficiente e dedicado, como já citamos, temos também uma significativa redução de custos, equipe 100% dedicada e constantemente treinada, menos burocracia e muito mais produtividade.

Ademais, problemas como faltas injustificadas ou alta rotatividade de funcionários são uma preocupação a menos para o gestor, bem como férias e até eventuais processos trabalhistas.

Para adotar o BPO financeiro na sua empresa, o primeiro passo é entender muito bem seus processos, custos e receitas. Se a sua empresa enfrenta algum tipo de dificuldade para cuidar das questões financeiras sozinha, com erros constantes e muita lentidão, esse pode ser um sinal de que você precisa da ajuda de um especialista.

O segundo passo é contar com um profissional experiente, que vai atuar como um parceiro estratégico. A Vial & Costa Contabilidade é especialista em BPO financeiro. Para saber mais e tirar suas dúvidas, fale agora mesmo com um de nossos especialistas.