O papel do contador em meio a pandemia, como forma de manter a saúde das empresas

Controle de caixa em tempos de crise
Controle de caixa em tempos de crise
6 de maio de 2020
Entenda a importância da assessoria jurídica preventiva para sua empresa
Entenda a importância da assessoria jurídica preventiva para sua empresa
28 de maio de 2020
O papel do contador em meio a pandemia, como forma de manter a saúde das empresas

Em tempos de isolamento social, colaboradores em home office e o comércio fechado, muitos empresários têm dificuldade de manter sua empresa viva.

As incertezas levam a demissões em massa, corte de salários, concessão de férias antecipadas e outras medidas prejudicando ambos os lados.

Realmente, a crise do novo Coronavírus indica que a nossa economia sofrerá traumas de longo prazo. Contudo, o contador é capaz de diminuir os impactos negativos que muitas organizações sofrerão.

Dessa maneira, durante uma recessão, o profissional de contabilidade pode agir como orientador e, assim, zelar pelo equilíbrio econômico das empresas.

O papel do contador como consultor

O trabalho de um contador é fundamental para além de tempos de crise. Porém, em um momento de economia tão instável, mais estabelecimentos acabam contratando esse tipo de trabalho.

Através da consultoria de contabilidade, o especialista pode criar planos de ações e melhorar alguns processos dentro das empresas, com base em informações fornecidas pela própria instituição.

Além disso, o contador deve compreender muito do mercado de seu cliente. Assim será possível indicar os pontos fortes e fracos durante a crise e sugerir ações convenientes.

Outro ponto em que o profissional tem poder para ajudar é no equilíbrio fiscal. Um bom planejamento tributário possibilita economias, que podem salvar uma empresa.

Com o auxílio de uma contabilidade especializada você tem muito mais segurançaetransparência nas informações pertinentes, o que pode trazer crescimento ao seu negócio e ainda assegurar que sua companhia esteja em regularidade com o Governo Federal.

Saiba mais como o contador pode ajudar neste momento de crise

Regularidade com o fisco

Sabemos que o presente momento exige que as empresas tomem ações e medidas emergenciais, mas sem deixar de lado as obrigações acessórias governamentais. As organizações não tiveram prorrogação em seus prazos para as declarações e entregas do Fisco, exceto as empresas optantes do Simples Nacional.

Um contador é essencial para que o empresário se adeque aos novos processos e fique alerta a todas as novidades que afetam diretamente no funcionamento do seu estabelecimento. Esse serviço especializado pode te ajudar a encarar o período de quarentena se favorecendo das medidas econômicas sugeridas pelo governo e se moldando às demais orientações impostas pelo fisco.

Saúde financeira

São nesses momentos de incerteza econômica que muitas vezes o gestor precisa fazer uma análise e então encontrar soluções dentro de sua própria empresa.

Esta concepção está diretamente conectada à contabilidade, visto que é necessário compilar todos os eventos financeiros ocorridos dentro dela para que um balanço geral seja possível.

Neste momento de crise é indispensável que a organização investigue qual o estado de suas finanças, do seu capital de giro, principalmente em relação à inadimplência dos clientes.

Para isso, é fundamental ter um contador que corrobore tal atividade, pois é a partir desses dados que as decisões, que muitas vezes irão salvar a vida da instituição, deverão ser tomadas. É a partir dessa investigação que apontam novos procedimentos estratégicos e comerciais, que darão suporte para o negócio no momento de crise.

Como agir durante a pandemia do Coronavírus?

Com a economia mundial praticamente estagnada, muitos empresários podem acabar agindo por impulso. Na verdade, a crise é histórica e ainda não se sabe até quando vai se prolongar.

É exatamente nesse momento que o contador pode contribuir. Indicando alguns cenários futuros ao empreendedor e ajudá-lo a se planejar e entender melhor o que pode acontecer.

Vivemos uma situação sem nenhum precedente. Situações novas que requerem muitos cuidados e estratégias. Ter um profissional de contabilidade responsável e eficaz nesse momento, é a chave para que as empresas encontrem as melhores alternativas para manterem a boa saúde financeira de seus negócios.

Entre em contato conosco, nossos especialistas estão prontos para atender e tirar suas dúvidas.

WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!