Consultoria contábil para Holding familiar

Contabilidade consultiva x contabilidade tradicional quais as diferenças?
Contabilidade consultiva x contabilidade tradicional quais as diferenças?
9 de setembro de 2021
Igreja Evangélica é obrigada a se regularizar?
Igreja Evangélica é obrigada a se regularizar?
19 de outubro de 2021
Consultoria contábil para Holding familiar

O termo “hold” advém do inglês, que traduzido, significa controlar ou assegurar. Uma empresa holding é uma empresa que tem o objetivo de participar de outras empresas como sócia ou acionista. O patrimônio de uma holding possui cotas ou ações de outras empresas distintas.

A criação de uma holding pode ser muito vantajosa para casos de proteção no patrimônio familiar, pois em alguns casos pode ter uma economia tributária significativa. Além disso, a sucessão familiar é facilitada nessas casos, pois cada herdeiro terá uma cota da empresa já determinada. Uma boa empresa de legalização/ contabilidade, com experiência em holding familiar, pode fazer a diferença na proteção patrimonial de muitas famílias, por isso é de extrema importância contratar profissionais experientes. Confira abaixo as vantagens de uma empresa holding familiar:

– Centraliza o patrimônio familiar e evita conflitos no planejamento sucessório;

– Carga tributária reduzida sobre os IRPF;

– Preservação do patrimônio perante os credores;

– Retorno de capital sob forma de lucros e dividendos sem tributação.

Uma gestão orçamentária está ligada diretamente ao sucesso de uma holding, assim a maneira como a empresa gerencia seus números, bem como a liderança em equipe são fatores essenciais no sucesso do negócio.

A tributação é uma grande vantagem da holding, porém vale lembrar que ela segue a mesma legislação das demais empresas. Uma grande diferença é que ela pode compensar o prejuízo de uma empresa que está na holding com outra que tenha gerado lucro e que estão sob o mesmo “guarda-chuva”.

A holding possui ainda uma grande vantagem em relação ao inventário da empresa. Por exemplo, o tempo de criação do inventário de uma empresa holding pode ser em média de 30 dias. Já em um inventário comum, se judicial, pode levar até 5 anos. Outro ponto é a tributação de venda de imóveis, sendo na holding a porcentagem fica em torno de 6,4%, já em uma empresa comum 27,5%.

Quer saber mais sobre a holding e como ela pode auxiliar seu negócio? Entre em contato com a equipe Vial & Costa Contabilidade.