CNAE: aprenda a classificar a sua empresa

Cinco vantagens de regularizar sua empresa
Cinco vantagens de regularizar sua empresa
23 de outubro de 2019
Tipos Societários: saiba como escolher o ideal para a sua empresa
Tipos Societários: saiba como escolher o ideal para a sua empresa
30 de outubro de 2019
CNAE: aprenda a classificar a sua empresa

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE define quais operações ou atividades a sua empresa irá realizar. Pode ser aplicado a qualquer negócio que produz bens ou serviços, identificando o produto fabricado, a mercadoria vendida ou o serviço prestado. 

Uma empresa pode se encaixar em mais de uma classificação, em casos em que executa atividades de setores econômicos diferentes. Como por exemplo uma empresa que vende uma determinada mercadoria, mas também presta serviços. 

O que é a CNAE?

Trata-se de uma forma de padronização, em todo o território nacional, os códigos de atividades econômicas e os critérios de enquadramento, usados pelos órgãos de administração tributária brasileiros. 

Sua função é delimitar o que uma empresa pode ou não fazer e de qual segmento sua empresa faz parte. É aplicada a todos os agentes econômicos que produzem bens e serviços. Isso inclui empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e até mesmo agentes autônomos (pessoa física).

Como escolher o CNAE para a minha empresa? 

O primeiro passo é entrar em contato com o seu escritório de contabilidade. O auxílio profissional nesse momento é essencial para que você não cometa erros graves nesse momento. Também é preciso refletir quais operações sua empresa irá realizar, se irá prestar serviço ou não, se vai industrializar, revender ou comercializar e também quais mercadorias serão trabalhadas.

Sobre atividades principais e secundárias

Considera-se uma atividade principal aquela que contribui para a geração do valor adicionado, ou seja, a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço. No site da CNAE você pode conferir a tabela na íntegra. 

Enquadramento tributário e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas

A CNAE tem relação direta com o enquadramento tributário. Isso ocorre, pois, algumas atividades exigem adequação a determinado regime. No caso dos MEI’s e empresas que prestam serviço de transporte intermunicipal ou interestadual de passageiros e exercem atividades de importação de combustíveis ou consultoria. Essas empresas não podem ser classificadas dentro do Simples Nacional, mesmo que alguma de suas atividades sejam permitidas, por conta da CNAE. 

Agora você compreendeu a importância da CNAE no futuro do seu negócio, não é mesmo? Por isso é essencial contar com a assessoria de um escritório de contabilidade desde os primeiros passos. Para isso, conte com a Vial e Costa Contabilidade