O que é gestão tributária e como implantá-la de maneira eficiente

Valor das parcelas do seguro-desemprego é atualizado
Valor das parcelas do seguro-desemprego é atualizado
28 de janeiro de 2021
Declaração de Imposto de Renda 2021
Declaração de Imposto de Renda 2021
9 de março de 2021
O que é gestão tributária e como implantá-la de maneira eficiente

Muitos empresários sentem arrepios só de pensar em tributos, mas não precisa ser assim. Com a gestão tributária é possível simplificar a rotina, reduzir custos e ainda ficar em dia com o fisco. Para saber mais e ainda aprender como implantar a gestão tributária de maneira eficiente na sua empresa, continue a leitura do artigo.

O que é gestão tributária?

A gestão tributária nada mais é do que a administração correta e organizada de todos os aspectos tributários da empresa, ou seja, dos temidos impostos.

Isso não inclui apenas pagar, mas também evitar multas e atrasos, corrigir eventuais erros, evitar a bitributação, elaborar e enviar obrigações acessórias, preencher as guias para pagamento, entre outras funções.

Tudo isso nos leva ao próximo passo, que é o planejamento tributário, ou seja, uma forma legal de diminuir o impacto dos tributos no faturamento da empresa, o que ajuda a elevar a competitividade e reduz custos significativos.

Como implantar a gestão financeira de maneira eficiente?

Se você quer alcançar a alta performance organizacional, apenas pagar as guias de impostos em dia não é suficiente. Confira algumas dicas para implantar a gestão financeira de maneira eficiente na sua empresa e colher todos os benefícios dessa prática.

1) Monitore o fluxo de caixa

Um dos primeiros passos para uma gestão financeira eficiente é monitorar o fluxo de caixa. Isso é importante pois, quando o faturamento cresce, muito provavelmente o valor dos tributos também irá aumentar. Se não houver dinheiro em caixa, pode não haver saldo suficiente para pagar os tributos, levando ao atraso e ao pagamento de multa e juros.

2) Emita notas fiscais

Independentemente do seu regime tributário, emitir notas fiscais de vendas e/ou serviços prestados é de suma importância para uma gestão tributária eficiente, assim como, exigir as notas fiscais de compras ou serviços contratados.

3) Aproveite créditos e benefícios fiscais

Alguns tipos de empresas podem ressarcir créditos gerados junto ao fisco, cujo valor pode ser significativo. Fazer a apuração desse crédito, no entanto, é algo bastante criterioso, já que depende do regime tributário e local da atuação da empresa. Logo, recomenda-se o auxílio de um especialista.

4) Verifique o enquadramento tributário

Muitas empresas, por erro ou desconhecimento, acabam se enquadrando em um regime tributário inadequado e, com isso, pagam mais impostos do que poderiam se estivessem enquadradas corretamente.

5) Conte com o auxílio de um profissional

O sistema tributário brasileiro é muito complexo e está em constante mudança, o que é muito difícil de acompanhar se você não é um profissional da área. Até porque, você, empresário, está mais focado no desenvolvimento do seu negócio.

Além da atualização e especialização constantes, profissionais de gestão tributária tem acesso a programas de gestão bastante caros, cuja aquisição é muitas vezes inviável para micro e pequenas empresas.

Com tudo isso em vista, o que inicialmente pode parecer um custo extra para a empresa, no longo prazo pode representar uma economia significativa. Para saber mais sobre a gestão tributária e como implantá-la de maneira eficiente na sua empresa, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.