Gestão de custos: saiba como evitar erros comuns

Entenda a importância do planejamento tributário
Entenda a importância do planejamento tributário
1 de setembro de 2019
Cinco vantagens de regularizar sua empresa
Cinco vantagens de regularizar sua empresa
23 de outubro de 2019
Gestão de custos: saiba como evitar erros comuns

Gerenciar uma empresa é um desafio constante, pois diariamente uma série de tarefas se repetem simultaneamente. Se no seu negócio o problema é o fluxo financeiro, saiba que a gestão de custos pode salvar o seu negócio. 

Neste artigo falaremos sobre alguns erros que envolvem a gestão dos custos empresariais e também porque essa parte é tão importante na administração de um negócio. 

Gestão de custos: o que é?

Trata-se de cuidar, de forma inteligente, dos gastos de uma empresa. Uma análise eficiente dos custos garante ao empreendedor, a possibilidade de identificar e priorizar oportunidades de investimento, aumentar sua margem de lucro, tomar decisões estratégicas, além de segurança no desempenho empresarial. 

Porém, não são raros os administradores que se preocupam apenas com o valor final no caixa no final do mês e nem sequer fazem ideia do caminho que o dinheiro fez até chegar ali, que pode inclusive representar prejuízo. 

Erros comuns na gestão de custos 

Agora que você já entendeu a importância da gestão de custos, confira quais cuidados deve tomar para não colocar a saúde financeira do seu negócio em risco. 

Ignorar os custos dos produtos/serviços

É importante saber que o preço de seu produto e serviço varia de acordo com o valor investido na produção e desenvolvimento dele. Deixar essas informações de lado significa entregar ao cliente uma solução que nem sempre está disponível por um valor justo. E isso compromete o lucro da venda. 

Não considerar custos fixos

Aluguel, água, energia e salário dos funcionários são gastos fixos que precisam compor o custo dos produtos e/ou serviços. Lembre-se: sem elas é impossível atender seu cliente.  

Misturar finanças pessoais e profissionais

Nem precisamos dizer que esse casamento vai dar mais do que errado. Misturar os dois mundos dificulta o controle do que entra e do que sai e desorganiza totalmente o montante real da empresa. Isso gera falta de dinheiro e confusões nos pagamentos. 

Contar apenas com previsões

Fazer previsões é muito importante. Mas nunca atende pagamentos, compras ou investimentos considerando um negócio cujo pagamento ainda não foi para o seu caixa. Só use o dinheiro que estiver nas mãos da empresa. 

Não otimizar processos 

Ter processos agilizados é fundamental para ajudar o gestor nas tarefas diárias. Quando o assunto são custos, é mais do que indicado contar com uma assessoria contábil que vai ajudar no gerenciamento mensal dessas demandas. 

Na hora de organizar as finanças e custos da sua empresa, conte com a Vial & Costa Contabilidade. Clique aqui e solicite seu orçamento.