Contabilidade para e-commerce, dicas para não errar

Infoprodutos e e-books estão imunes de ICMS?
Infoprodutos e e-books estão imunes de ICMS?
7 de junho de 2021
Contabilidade para profissionais de saúde, o que você deve saber?
Contabilidade para profissionais de saúde, o que você deve saber?
7 de julho de 2021
Contabilidade para e-commerce, dicas para não errar

A contabilidade para e-commerce é a sua melhor garantia de um negócio rentável e sustentável no longo prazo. Confira dicas para não errar.

De acordo com dados de uma pesquisa recente, realizada pela Ebit/Nielsen, as vendas realizadas pela internet cresceram 41% em 2020, resultando em um faturamento de mais de 80 bilhões de reais.

Números assim tão expressivos têm atraído empresas de diferentes nichos a investir no mercado digital e conquistar uma fatia desse mercado em expansão.

Segundo os especialistas, a demanda do comércio online não deve acabar após a pandemia. Mas, para garantir o sucesso e a continuidade do seu negócio, investir na contabilidade para e-commerce é fundamental.

Se você já tem uma loja física e deseja migrar para o digital, ou está pensando em começar o seu negócio e vender pela internet, confira algumas dicas para não errar na contabilidade para e-commerce.

Entenda como funciona o seu negócio

Para que o seu negócio funcione e dê lucro, dentro ou fora da internet, é imprescindível que você conheça todos os pormenores da sua operação.

Quais são as etapas que separam você, o seu fornecedor e o cliente final? Quais são os prazos e custos envolvidos na circulação da mercadoria?

Quais são os riscos e as oportunidades que a economia e o mercado oferecem para o seu negócio no curto, médio e longo prazo? Ter essas respostas é o primeiro passo para tomar decisões mais assertivas na contabilidade e na gestão do seu e-commerce.

Zele pela organização

Manter as suas contas organizadas, registrando todas as entradas e saídas, tipo e data de vencimento é fundamental para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Também por isso, esse é um dos tópicos que exigem maior atenção de quem não quer errar na contabilidade para e-commerce. Veja algumas dicas:

  • Não misture as contas física e jurídica;
  • Defina um salário para você e (se houver) os sócios;
  • Registre todas as entradas e saídas de dinheiro;
  • Conheça seus custos fixos e variáveis;
  • Faça relatórios periódicos com os dados obtidos;
  • Evite e corte gastos desnecessários;

Emita notas fiscais

Empresas que não emitem nota fiscal de suas vendas ou serviços prestados estão operando na ilegalidade e podem ser punidas por isso.

Não importa se você é MEI, empresa de pequeno porte ou uma grande empresa, invista na formalização do seu negócio e emita notas fiscais desde o início da sua operação, dentro ou fora da internet. Isso vai te dar mais segurança e, com o auxílio de um bom profissional, garantir que você contribua com as alíquotas corretas.

Tenha um contador para te auxiliar

O contador pode te ajudar desde a abertura da sua empresa, criação do CNPJ e escolha dos CNAEs corretos, enquadramento e planejamento tributário, garantindo que não haja erros na sua contabilidade para e-commerce.

Com o auxílio desse profissional você otimiza o seu tempo e pode se dedicar mais à operação do seu negócio, enquanto ele zela pelas questões financeiras, contábeis, fiscais e trabalhistas, evitando erros e te auxiliando na tomada de decisões importantes.

Agora que você já sabe como não errar na contabilidade para e-commerce, conte com a Vial & Costa Contabilidade para cuidar da saúde financeira do seu negócio. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.