Como o controle financeiro e a organização administrativa impactam na redução da inadimplência

Saiba como aumentar as vendas de pequenas e médias empresas
Saiba como aumentar as vendas de pequenas e médias empresas
9 de setembro de 2020
Como o controle financeiro e a organização administrativa impactam na redução da inadimplência

A inadimplência é um dos maiores desafios dos empresários no Brasil. Tanto na relação B2B quanto B2C, os atrasos nos pagamentos são extremamente preocupantes e colocam em risco a capacidade da própria empresa de honrar suas contas. É por esses e outros motivos que encontrar maneiras de diminuir este índice é fundamental, e o controle financeiro, juntamente com a organização administrativa, são de grande ajuda. Para saber mais, continue lendo o artigo.

Controle financeiro e organização administrativa

Não importa se você é MEI, se tem uma microempresa ou uma empresa de médio a grande porte. Para que todo e qualquer negócio obtenha sucesso, o controle financeiro e a organização administrativa são indispensáveis.

Confira este exemplo: 

Imagine que você foi desafiado a pilotar um avião. Apesar da experiência como piloto, recebe um modelo que nunca viu antes, sem nenhuma informação adicional.

Além disso, não há qualquer informação sobre a quantidade de combustível nos tanques, tampouco se foi realizada alguma manutenção recente. Aceitar o desafio seria uma insanidade, não é mesmo?

Mas o fato é que é exatamente isso que muitos empresários fazem em seu dia a dia. Só que em vez de combustível, manutenção ou instruções de vôo, eles deixam de avaliar as contas e a gestão, e só percebem que algo está errado quando estão prestes a cair.

Assim como uma aeronave, independentemente de seu porte, depende de manutenção regular, em uma organização não é diferente.

Para que possa não apenas decolar, como se manter em alta, é essencial que uma empresa tenha pleno conhecimento de suas condições internas. Para isso, garantir a organização administrativa é fundamental.

Desde a prospecção de clientes até o pós-venda, tudo deve ser controlado, a fim de garantir a satisfação dos mesmos.

Se a sua empresa vende online, por exemplo, que tal investigar os motivos que levam à não finalização das compras? Será que seu site apresenta erros? Ou existem erros técnicos que impedem a concretização do pagamento?

Já se oferece serviços presencialmente, quais são os motivos que levam os clientes a não retornarem? Existe algum diferencial competitivo entre você e seu principal concorrente? Será que a experiência do cliente tem sido valorizada como deveria?

Encontrar as respostas para estas perguntas é um grande passo para otimizar a gestão do negócio e oferecer informações valiosas para a definição de estratégias eficientes.

O controle financeiro, por sua vez, abre um leque de possibilidades e resultados a serem colhidos no curto e no longo prazo. Dentre eles estão:

  • Evitar o pagamento de juros e multas por atraso;
  • Otimizar investimentos;
  • Proporcionar o planejamento financeiro de longo prazo;
  • Maior segurança administrativa;
  • Possibilidade de identificar e corrigir erros mais facilmente;
  • Entre outros.

Redução da inadimplência

Já deu para notar que o controle financeiro e a organização administrativa têm uma série de vantagens. Mas, afinal, como eles podem ajudar na redução da inadimplência?

Isso ocorre pois, ao prestar mais atenção aos aspectos internos da organização, esta se torna apta a identificar qualquer desvio e entrar com medidas corretivas antes que se tornem um problema maior.

Deste modo, se sua empresa fizer o controle financeiro e perceber que há muito mais clientes a receber do que dinheiro em caixa, ou que o valor disponível é inferior ao planejado para o período, graças aos níveis elevados de inadimplência, é importante iniciar um plano de recuperação de créditos imediatamente.

A Vial & Costa sabe da importância do controle financeiro e a organização administrativa na redução da inadimplência. Por isso, oferecemos diversas soluções que vão te ajudar a sair do vermelho, acionar os recebíveis e, ainda assim, fidelizar seus clientes. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas.

WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!