Saiba como aumentar as vendas de pequenas e médias empresas

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Saiba como aumentar as vendas de pequenas e médias empresas

A pandemia do coronavírus impactou fortemente os negócios de diversos setores, sendo as pequenas e médias empresas as mais afetadas no período. Agora, mais importante do que avaliar os danos, é importante pensar em estratégias para recuperar o tempo perdido e colocar as contas novamente no azul. Confira a seguir algumas dicas e estratégias para aumentar as vendas e voltar a ter lucro ainda esse ano.

Dicas para aumentar as vendas de pequenas e médias empresas

Muito se fala em como a pandemia afetou os negócios, afinal, são mais de seis meses de estagnação. Agora, com a flexibilização das regras e retomada da maior parte das atividades, é importante olhar para o futuro e encontrar maneiras de recuperar os resultados em declínio ou estagnados.

Infelizmente, não existe fórmula ou receita capaz de aumentar as vendas de nenhuma empresa. No entanto, você pode – e deve – conhecer algumas dicas que vão te fazer elevar a lucratividade mais rápido do que o esperado, independente do seu ramo de atuação.

1. Invista em marketing digital

O marketing mudou muito nas últimas décadas e hoje ele é quase 100% digital. Assim, se a sua empresa quer aumentar as vendas, é imprescindível que ela esteja presente, ativa e relevante na internet.

Para isso, não basta ter um site ou uma página em alguma rede social. Para conquistar resultados expressivos é importante se colocar no lugar no cliente e pensar que tipo de informação ele gostaria de encontrar e como sua empresa pode ajudar. Em tempos de conteúdo farto, garantir que ele encontre respostas na sua página é um grande diferencial.

2. Qualifique sua equipe de vendas

Para cobrar resultados é preciso fornecer as ferramentas. Contar com uma equipe de vendas treinada e qualificada para oferecer ao seu cliente o melhor atendimento é um grande diferencial que reflete diretamente no número de vendas.

Em vez de metas extremamente agressivas e inatingíveis, trabalhe com objetivos realistas. Além disso, é importante oferecer feedback periódico, seja ele positivo ou negativo.

Reconhecer e valorizar as pequenas conquistas é também um grande fator motivacional e pode ajudar a aumentar as vendas. 

3. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia evolui diariamente, deixando as demais rapidamente obsoletas. Se a sua empresa deseja aumentar as vendas e consequentemente os resultados em termos de lucratividade, contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas é de suma importância.

Em vez de pedir para que a sua equipe de vendas cadastre, anote e acompanhe as solicitações de atuais e futuros clientes manualmente, investir em um software de CRM, por exemplo, pode ajudar a centralizar informações, facilitando o trabalho e deixando mais tempo livre para fazer o que você espera: vender!

4. Revise seus procedimentos internos

Não adianta pintar os muros de uma casa se o interior está em ruínas, não é mesmo? Se a sua empresa deseja aumentar as vendas ou a lucratividade de modo geral, é importante revisar seus procedimentos internos e garantir a conformidade dos mesmos.

Certifique-se de que não há nenhum tipo de pendência fiscal ou outra que possa gerar prejuízo futuro. Revise o fluxo de caixa, coloque as contas em dia, faça uma projeção para os próximos meses e, somente então, esforce-se para aumentar as vendas de forma planejada e sustentável.

Gostou das dicas de hoje? E você, o que tem feito para aumentar as vendas da sua empresa nesse período tão desafiador? Continue nos acompanhando para novidades e dicas para o bom andamento do seu negócio.

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