Indicadores financeiros ajudam a analisar a situação da sua empresa

Tipos Societários: saiba como escolher o ideal para a sua empresa
Tipos Societários: saiba como escolher o ideal para a sua empresa
30 de outubro de 2019
Regime tributário: como escolher o melhor para a minha empresa
Regime tributário: como escolher o melhor para a minha empresa
2 de dezembro de 2019
Indicadores financeiros ajudam a analisar a situação da sua empresa

Antes de pensar na definição de metas e objetivos para a sua empresa é importante que o gestor levante dados relevantes sobre ela. Afinal, assim ele consegue tomar decisões efetivas para o seu negócio, sempre com base em informações e não suposições. Quando o assunto é controle das finanças, os indicadores financeiros são indispensáveis para a tomada de decisões. 

Quais indicadores financeiros devo analisar?

Trouxemos, nesse artigo, os principais indicadores financeiros para a sua empresa analisar. Continue a leitura. 

Ticket Médio

Ele calcula o valor médio de cada venda. Isso ajuda o gestor a entender a dinâmica do negócio, principalmente se esse for da área do varejo. Esse cálculo é simples: divide-se o faturamento pelo volume de vendas feitas no período. É muito importante ter esse valor muito bem visto, para começar a análise das finanças do seu negócio. 

Margem Operacional

Esse indicador tem como objetivo definir a porcentagem de cada unidade monetária de venda (no nosso caso, o real), após a dedução das despesas realizadas (não contando o Imposto de Renda). Ela é a divisão do resultado operacional pela receita líquida de vendas.

É fundamental para o gestor analisar a eficiência operacional do seu negócio, que se trata do quanto as receitas vêm de vendas ou de prestação de serviços. Trata-se de um dos indicadores financeiros que sua empresa necessita acompanhar.

Nível de endividamento

Trata-se do cálculo do quanto o negócio é dependente de capital obtido por terceiros (instituições financeiras). Por ser uma preocupação dos empreendedores, é um indicador muito analisado. O endividamento é analisado a partir dos dados obtidos no Balanço Patrimonial. Nesse caso, divide-se o valor do Passivo pelo total do Ativo. 

Liquidez corrente

Esse indicador mostra o quanto a empresa tem a receber em curto prazo e o quanto ela necessita gastar nesse mesmo período. Trata-se de um cálculo contábil, pois dividimos o ativo circulante pelo passivo circulante.

Esses indicadores auxiliam o empresário na tomada de decisões. E se você precisa de ajuda para levantar esses dados e ter as informações claras, clique aqui e fale com a Vial e Costa Contabilidade.