Tipos Societários: saiba como escolher o ideal para a sua empresa

CNAE: aprenda a classificar a sua empresa
CNAE: aprenda a classificar a sua empresa
30 de outubro de 2019
Indicadores financeiros ajudam a analisar a situação da sua empresa
Indicadores financeiros ajudam a analisar a situação da sua empresa
2 de dezembro de 2019
Tipos Societários: saiba como escolher o ideal para a sua empresa

Para que uma empresa se mantenha regular, é preciso escolher um tipo específico para firmar sociedade. Por isso é tão importante entender a fundo todos os tipos societários existentes no Brasil. 

Fazer a escolha da sociedade correta para o seu negócio depende de alguns fatores para que ele seja o mais adequado ao momento de sua empresa. Isso define a forma de atuação, quantidade de sócios etc. 

Abaixo trouxemos os principais tipos societários existentes para que você entenda melhor como isso funciona e como se aplicará ao seu negócio. 

Tipos Societários: sociedades

Quando o empreendedor decide abrir sua empresa e nela terá um sócio, é preciso fundar uma sociedade, escolhendo assim o tipo societário ideal. Assim é possível entender em qual modelo societário sua empresa se enquadra e como será registrada. 

Nesse contexto temos dois tipos de sociedades: a simples e a empresarial. 

Uma sociedade simples conta com dois ou mais sócios que tem como objetivo a prestação de serviços. Normalmente não possuem registro jurídico, o que chamamos de  despersonificação. Entre elas podemos observar: 

  • Sociedade em Comandita Simples
  • Sociedade em Nome coletivo
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Simples 

Na sociedade empresarial o foco é todo em atividade empresarial ou comercial. Nesse caso, os sócios são personificados, ou seja, possuem registro jurídico. Aqui observamos os seguintes tipos de sociedade: 

  • Sociedade Anônima
  • Sociedade em Comandita por Ações
  • Sociedade em Comandita Simples
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade em Nome Coletivo
  • Sociedade de Propósito Específico

Abaixo, explicamos melhor como cada uma funciona. 

Sociedade Anônima S/A

Indicada para empresas maiores e deve possuir no mínimo sete acionista. Tem esse nome por não conter o nome de nenhum acionista na denominação social e sim suas ações. Seu capital pode ser dividido em dois tipos:

  • Capital social “aberto” – possível negociar na bolsa
  • Capital social “fechado” – não possui ofertas para negociação

Sociedade em Comandita Simples

Conta com um tipo misto de sociedade, pois uma parte tem responsabilidade limitada, mas o resto responde integralmente. Caso um novo sócio queira integrar o time, os demais precisam ceder uma anuência. Essa sociedade se divide em:

  • Comanditos – Pessoas físicas que são responsáveis pelas obrigações fiscais e financeiras
  • Comanditários – Responsáveis e obrigatórios somente em relação a quota social

Sociedade em Comandita por Ações

Aqui o capital é dividido por ações, tal qual a Sociedade Anônima, mas não opera em conjunto com os acionistas. As responsabilidades sociais são dispostas a um diretor que é nomeado pelos próprios acionistas. 

Sociedade Limitada LTDA

Um dos tipos mais comuns no Brasil. Precisa que se tenha mais de um sócio, mesmo sendo pessoas físicas e jurídicas. A participação dos sócios é definida pela quota investida na empresa. A administração é feita por um representante legal que pode ou não fazer parte do grupo de sócios. 

Sociedade em Nome Coletivo 

Já na Sociedade em Nome Coletivo é definido que todos os sócios devem responder por suas obrigações financeiras e fiscais, com suas responsabilidades limitadas no contrato social. 

Como escolher meu tipo societário?

É preciso analisar o momento da empresa e entender quais características citadas acima se encaixam com o tipo de empresa existente. Nessa fase é indispensável contar com um bom escritório de contabilidade. 

Se você ainda tem dúvidas sobre os tipos societários, fale com a Vial e Costa e defina de vez o futuro de sua empresa.