Método PDCA de gestão: saiba o que é e a sua importância

Conheça as diferenças entre consultoria financeira e empresarial
Conheça as diferenças entre consultoria financeira e empresarial
25 de maio de 2022
PRONAMPE: Fique por dentro das novas regras
PRONAMPE: Fique por dentro das novas regras
14 de junho de 2022
Método PDCA de gestão: saiba o que é e a sua importância

A forma como as empresas gerenciam seus processos, pode influenciar diretamente na qualidade de seus produtos e serviços e consequentemente na satisfação de seus clientes. Desta forma, a busca pela melhoria contínua de processos e procedimentos é fator determinante para o alcance destes objetivos. Continue a leitura e saiba mais!

O termo PDCA vem do inglês (Plan, Do, Check, Act) que significam: planejar, fazer, verificar e agir. Cada uma de suas iniciais refere-se a uma etapa deste método de gestão, que facilita a identificação e solução de problemas que podem afetar produtos e serviços oferecidos pela empresa, além de auxiliarem no alcance de objetivos específicos. Vamos tratar cada um deles para que fique mais claro, acompanhe:

PLAN (planejar)

A primeira etapa do PDCA consiste em realizar um planejamento que será a diretriz de toda a metodologia.

Nesse momento devem ser identificados setores ou processos que possam estar apresentando algum tipo de ineficiência, como por exemplo, lentidão ou excesso de não-conformidades.

Ressaltando que o objetivo principal do PDCA é a identificação das causas dos problemas e a forma de os prevenir.

DO (fazer)

Essa é a etapa da implementação do que foi planejado, que passa pelo comprometimento de todas as pessoas envolvidas e a certeza de que todas sabem exatamente como executar o plano definido. Nesse momento reuniões e treinamentos podem e devem fazer parte das ações, além de ser imprescindível o registro de tudo o que for tratado.

CHECK (verificar)

A fase da verificação consiste em confrontar as soluções encontradas e seus efeitos práticos, ou seja, saber se os objetivos foram alcançados. Não esquecendo de registrar tudo o que for parte do processo de verificação.

ACT (agir)

Nesse momento, sabendo se as medidas foram eficazes ou não, deve-se agir em cima delas. Sendo os objetivos alcançados, é sinal de que os procedimentos adotados estão no caminho e certo e possam ser padronizados. Por outro lado, caso os objetivos não tenham sido atingidos, essa é a oportunidade de identificar as causas e propor novas alternativas para a obtenção dos resultados esperados, rodando novamente o clico PDCA desde o seu início.

A princípio, pode parecer trabalhoso ou de certa forma até burocrático, mas na realidade o ciclo PDCA é simples de ser utilizado e a medida em que é realizado se torna cada vez mais simples parte do dia a dia da empresa, trazendo resultados realmente satisfatórios.

Continue acompanhando nossos artigos através de nosso site ou redes sociais para mais assuntos de interesse empresarial. https://vialecosta.com.br/