Como retomar o crescimento após uma crise?

A obrigatoriedade de entrega dos eventos de Medicina do Trabalho (E-Social) a partir de janeiro
A obrigatoriedade de entrega dos eventos de Medicina do Trabalho (E-Social) a partir de janeiro
23 de novembro de 2021
Quando migrar MEI para ME? Quais as vantagens?
Quando migrar MEI para ME? Quais as vantagens?
17 de dezembro de 2021
Como retomar o crescimento após uma crise?

A constante instabilidade e incerteza gerada pela pandemia em 2020 permanece no ano 2021 para a grande maioria dos empresários brasileiros. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 70% das indústrias brasileiras tiveram impacto negativo em suas atividades. Em um cenário tão desafiador, retomar o crescimento pode ser uma grande tarefa.

A contabilidade é uma área que possui muitos dados sobre uma empresa. Através de relatórios é possível identificar oportunidades de redução de custos, ou até mesmo ampliar os lucros de um determinado negócio. O contador é o profissional certo para orientar de maneira estratégica o empreendedor na hora de tomar decisões finais que impactam o sucesso ou o naufrágio de uma empresa. Esse planejamento estratégico normalmente é um dos pontos fracos das empresas, uma vez que quando tudo vai bem, o empreendedor acaba deixando para segundo plano a gestão financeira do negócio, controle de fluxo de caixa, revisões tributárias ou operacionais.

Veja alguns itens importantes que devem ser vistos pelo empreendedor que quer uma retomada rápida e expressiva:

– Liquide os compromissos financeiros vencidos (dívidas). Isso pode ser feito de várias maneiras, como vendendo ativos onerosos como por exemplo:  estoque sem giro, imóveis ou veículos parados);
– Renegocie com seus credores e/ou faça operações para recuperar o crédito de seus clientes inadimplentes;
– Capacite sua equipe para ser mais eficiente;
– Elimine desperdícios e gastos com supérfluos.

Todas essas ações contribuem para o equilíbrio econômico e financeiro da empresa. Outros pontos sobre a gestão dos produtos ou serviços da sua empresa devem ser observados, tais como:

– Faça um levantamento sobre o custo de aquisição de cliente;
– Identifique qual o lucro líquido de cada cliente, desde a primeira compra. Isso pode lhe dar insights importantes para apostar na prospecção de novos clientes com os perfis mais rentáveis;
– Levante qual a capacidade de pagamento da sua empresa (liquidez), ponto importante para saber até onde consegue investir ou ter um caixa para imprevistos;
– Otimize o giro do estoque da sua empresa;
– Perceba se sua equipe possui um alto índice de rotatividade. Economizar com rescisões e contratações aumentam sua margem, além do que, ter funcionários satisfeitos e treinados normalmente aumenta a produtividade.

E sua empresa? Faz esse exercício de gestão anualmente? Quer saber mais? Entre em contato com a equipe da Vial & Costa Contabilidade e saiba como podemos auxiliar a expansão do seu negócio.