Quando migrar MEI para ME? Quais as vantagens?

Como retomar o crescimento após uma crise?
Como retomar o crescimento após uma crise?
16 de dezembro de 2021
Mudanças na aposentadoria em 2022
Mudanças na aposentadoria em 2022
14 de janeiro de 2022
Quando migrar MEI para ME? Quais as vantagens?

Muitas dúvidas surgem de quando se deve migrar o enquadramento tributário de uma empresa que é MEI (Micro Empreendedor Individual) para uma ME (Micro Empresa). Confira nesse artigo quando você deve fazer essa alteração e quais as vantagens da mesma.

O MEI (registro de Micro Empreendedor Individual) é um sistema simplificado de registro de microempresários implantado pelo governo federal que visa diminuir a informalidade no Brasil e incentivar empreendedores a expandirem seus negócios.  Atualmente o limite de faturamento dos MEI é de R$81 Mil reais/ano, sendo que há um projeto em tramitação para que, a partir de 2022, esse valor suba para R$130 Mil reais de faturamento/ano.O limite de faturamento anual é um dos principais indicadores de que chegou a hora de sua empresa mudar para ME. Há também outros itens a serem considerados, mesmo quando esse limite não é ultrapassado, como por exemplo, no caso da empresa exercer outras funções ou atividades que não estão enquadradas no MEI, no caso da necessidade da empresa possuir um sócio, contratar mais funcionários ou ainda abrir uma filial. Basicamente a alteração de MEI para ME está ligada diretamente à expansão do seu negócio, por isso é importante ficar atento e não deixar passar despercebido esse momento de transição, a fim de evitar multas e juros.

As alterações passam por modificações nos dados do negócio, sendo necessário retirar seus dados pessoais, além de alteração no capital social da empresa e registro na junta comercial. Um contador experiente poderá lhe auxiliar em todos esses procedimentos.

Apesar das vantagens em ser MEI, a migração para uma empresa ME também possui vários pontos positivos que poderão fazer sua empresa crescer ainda mais. Vejamos:

Aumento do negócio: além do aumento do faturamento nessa modalidade sua empresa poderá contratar mais de 1 funcionário e também abrir filiais, se for o caso.

Ampliar as atividades: as empresas ME possuem uma gama maior de atividades permitidas e sua empresa poderá se beneficiar em incluir novos produtos ou serviços na operação e assim, faturar mais, dentro da legalidade.

Inclusão de sócio: o fato de ter mais sócios facilita a questão de quem busca por empréstimos bancários, além de diminuir os riscos com investimentos financeiros.

A Vial & Costa Contabilidade presta assessoria contábil completa aos MEI (Micro Empreendedores Individuais) que necessitam fazer as alterações de MEI para ME, com toda segurança. Para saber mais entre em contato conosco